26 de outubro de 2013

Resenha: Cinder - Marissa Meyer


Olá meus amigos leitores! Hoje trago um dos meus livros favoritos, Cinder!


Cinder é o primeiro livro da série Crónicas Lunares, criada por Marissa Meyer: escritora apaixonada por contos de fadas desde criança, dedicou-se a tempo integral à escrita e o seu primeiro livro já foi traduzido para cerca de vinte países. Aqui no Brasil é distribuído pela Editora Rocco.



Tudo neste livro é encantador, e diferente do conto original, mas mantendo a sua fidelidade à história que todos nós conhecemos desde criança. É um livro de ficção científica e distopia com : ciborgues, lunares, androides, aerodeslizadores, príncipes e princesas, romance e muito mais. Quem não vai amar um livro que junta todas estas coisas com um conto de fadas?



Resenha

Cinder vive no nosso mundo, mas num futuro pós-apocalíptico em Nova Pequin, na Comunidade das Nações Orientais. É considerada um membro da sociedade de segunda classe. É mecânica e é ciborgue. Sim, ciborgue! Quando criança sofreu um acidente, e para sobreviver colocaram lhe peças robóticas, então não só ela é maltratada pela madrasta e pela sua meia-irmã, como também é desprezada pela sociedade pelos seus membros robóticos



É forçada a trabalhar todos os dias, mas não fazendo as tarefas domésticas, mas sim consertando androides, aerodeslizadores e outros objetos cibernéticos. Mas nem tudo foi mau com a sua transformação tecnológica, a interface do seu cérebro lhe deu a capacidade de consertar tudo sem esforço. Ela também consegue saber quando alguém lhe está mentindo.

 Não é ajudada pelos ratinhos, mas por uma androide chamada Iko. Não tem um sapatinho de cristal, mas um pé robótico. Não tem uma carruagem feita de uma abóbora, mas um carro laranja cor de abóbora.

Mas tudo começa a mudar quando recebe a visita do Príncipe Kai, herdeiro da CNO, pedindo para consertar uma androide real. Embora ansiosa para agradar o príncipe, não quer que ele saiba que ela é ciborgue, com medo que ele a afaste. Para piorar a sua meia-irmã e melhor amiga Peony, no dia em que foram ao ferro velho para procurar peças para Cinder,  é infetada com uma peste fatal que tem contagiado e matado milhares, (inclusive o Imperador), trazida a Terra pelos Lunares: habitantes da Lua com “poderes sobrenaturais” podendo fazer com que sejam vistos da forma que quiserem, controlando o cérebro e os pensamentos de toda a gente, exceto os “cascudos”, lunares que nasceram sem essa capacidade. Culpada pela sua madrasta é mandada, como castigo, como voluntária para as pesquisas da cura contra a doença, algo que ninguém sobreviveu até então. Lá os pesquisadores descobrem algo muito peculiar sobre Cinder, algo que poderá mudar o seu destino, e que há quem esteja disposto a matar.
Cinder começa a falar mais com o Príncipe, já que ela está como "voluntária" na pesquisa da cura para a doença, e ele convida-a para o Baile Real, onde ele iria fazer um grande anúncio. Cinder recusa desde o ínicio, mas acaba por ir, depois de grandes confusões. Mas chegando lá encontra-se toda despenteada, vestido sujo, luvas rasgadas ( ela nunca anda sem luvas para que não vejam o seu braço robótico). Quando foge do Baile, em vez do seu sapatinho de cristal cair, ela perde o seu pé robótico, revelando a sua identidade ao Príncipe.
 Para além da doença que está devastando a Terra, Cinder se encontrar presa, o Príncipe não fala com ela e a sua irmã faleceu.
 A Rainha Lunar Levana está prestes a declarar guerra ao planeta, se não concordaram com certas regras que quer impor,só que ela tem um truque na manga, a cura para a doença e também exército de criaturas estranhas, que mataria todos em segundos, tornando a decisão do Príncipe Kai, agora Imperador, muito difícil.


Para quem quer conhecer um pouco mais do livro aqui vos deixo o site da Rocco que contêm o primeiro capítulo.




O segundo livro, Scarlett, ainda não foi lançado no Brasil, mas irei esperar ansiosamente por ele! Já tenho uma sinopse, mas mostrarei quando tiver a data prevista de lançamento. Apenas um pequeno spoiler: conta com a Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. O terceiro livro, Cress, que também não foi lançado, conta com a Rapunzel e o quarto, Winter, terá a Branca de Neve.


Avaliação:










2 comentários:

  1. Gostei muito da resenha me fez ficar com aquele gostinho de "quero ler esse livro"
    Parabéns :p

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, é mesmo um livro com muita imaginação :)
      Bj

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo