18 de outubro de 2013

Resenha: Deslembrança - Cat Patrick


Curtindo a primeira semana de existência do #PA? Se você ainda não curtiu nossa page no Face, (Clique aqui). Hoje trago a nossa primeira resenha, de um livro que divide opiniões. E eu vou dar a minha.



Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 256
Adicione na sua Estante no Skoob
Sinopse:
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Muitos consideram a sinopse um tanto confusa. O que eu sei é que me interessei pelo livro de cara.
London se esquece do passado, e só lembra do futuro. Sim, simples assim. Desde os 6 anos de idade a mente dela reseta exatamente às 04:33hs da manhã. Ela mora com a mãe e não sabe muito sobre o seu pai. As únicas pessoas que conhecem o seu "probleminha" são: sua mãe e sua melhor amiga Jamie. Com o tempo ela aprendeu a lidar com isso, escrevendo bilhetes para ela mesma ler toda manhã, lembrando que roupa ela usou (pra não repetir), o que ela falou... enfim, tudo o que teve relevância no seu dia e pode afetar o dia posterior.

Acho que o ponto alto da história é o romance dela com o Luke. E o mais interessante de tudo: ela não lembra dele. É como se ele nunca fosse fazer parte da vida dela. Ela não tem imagens dele no futuro. No desenrolar da história entendemos melhor essa questão, e tudo começa a se encaixar: o motivo desse "trauma" de London e o porque de não conseguir se lembrar de Luke.

"Ontem à noite foi incrível. Queria que você pudesse lembrar, mas farei o possível para ajudá-la.
Ah, e P.S.: Ninguém beija tão bem quanto você.
Com amor, Luke"

Esquecer o passado e só saber do futuro parece uma coisa boa - em certos pontos - pra mim. Imagina começar o seu dia do zero, sem estresses do dia anterior. E conhecer o seu futuro é bom, né?! Mas ao mesmo tempo perder suas lembranças boas junto com as ruins, e estragar a surpresa que é o que está por vir.

A personagem é uma pessoa muito forte, é muita coisa pra aguentar e ela lida muito bem com isso tudo. Apesar dos seus problemas ela se importa muito com as pessoas. É inteligente, sonhadora... me cativou!

O desfecho de "Deslembrança" foi bem completo pra mim. E eu amei o livro. Mas se você não gosta de finais que te deixam imaginando o que aconteceu, não recomendo.

"Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte:
Também posso mudar o futuro." 


E é isso, espero que tenham curtido!
Já leu "Deslembranca"? Quer ler? Comenta aí pra eu saber de vocês. =D

Kissus :* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo