18 de novembro de 2013

Resenha: De Volta Aos Quinze - Bruna Vieira



"De Volta Aos Quinze" é o segundo livro da blogueira Bruna Vieira, o primeiro é o "Depois dos Quinze: Quando tudo começou a mudar" que é uma junção de vários contos que ela já publicou no blog e alguns inéditos. De Volta Aos Quinze foi lançado esse ano na Bienal do Rio de janeiro e eu e a Carol fomos lá pegar um autógrafo e tirar uma foto e tenho que admitir: Que simpatia, incrível como tinha muita gente (todas as 500 senhas foram distribuídas e olha que era o seu segundo dia  na Bienal) e mesmo assim ela sorriu pra todo mundo, tirou foto com todo mundo e autografou o livro de todo mundo.
E ao lado o meu autógrafo.


Sobre a Autora:


Bruna Vieira nasceu em Leopoldina, interior de Minas Gerais, mas vive em São Paulo desde que decidiu brincar de ser gente grande. Criou o blog aos 15 anos para superar uma desilusão amorosa e através da escrita, descobriu que não era a única garota tímida com o coração partido no mundo. Em 2012, publicou um livro de crônicas e contos e ganhou uma coluna na Revista Capricho. Como #ViajanteCI, conheceu diversos países e então, decidiu que iria compartilhar cada experiência em um canal do youtube. Nesse meio tempo o Depois Dos Quinze cresceu, mudou e amadureceu. Hoje é um meio de comunicação, o maior do seu segmento, com direito a uma equipe de colaboradores que sempre tem coisas interessantes para contar.

Sobre o Livro:


Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Páginas: 224


Sinopse: Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.






Lendo o livro tive a sensação de estar lendo um post gigante do blog dela, a escrita foi a mesma que ela sempre usa em suas publicações, tornando (pra quem gosta) o livro mais real. 
Anita, que deveria ser uma mulher de 30 anos, não me pareceu em nada ter 30 anos. Os pensamentos, algumas escolhas, ou até mesmo atitudes pareciam ser de uma adolescente de 15 anos que saiu de casa mais cedo pra se virar. Mas espera ai, essa não é a própria Bruna? Não deveria ser, mas eu vi tanto da Bruna na Anita que eu não consegui imaginar a protagonista de outro jeito sem ser as fisionomias da própria autora. Como eu acompanho já tem uns 2 anos o blog "Depois dos Quinze" se torna muito comum fazer essa comparação e que me fez pensar: Será que tinha (ou tem) um "Henrique" na vida da Bruna? Essa foi apenas uma das perguntas que eu me fiz sobre se algumas coisas que estão no livro aconteceram com a autora na vida real.

Eu amo temas que abordam viagem no tempo (não é atoa que meu filme preferido é "De volta para o futuro"), acho incrível e sempre quebro a cabeça tentando entender como funciona e o mais interessante é que cada pessoa transmite em filme ou livro de um modo diferente e  quem lê ou assiste também fica livre pra entender da forma que quiser. Geralmente fico maluca antes de chegar a uma conclusão de como funciona aquela determinada viagem no tempo, mas nesse livro foi passado de um jeito tão fácil e que não era o foco contar detalhes dessa mudança de ano apenas lendo um velho post que eu não encontrei dificuldade.
A trama flui bem, apesar dos capítulos serem grandes, consegui acompanhar o ritmo da personagem tranquilamente com as páginas amareladas e bem, bem, bem grossinhas. Eu amei a capa e a ideia que foi exposta através dela, combinou perfeitamente com o conteúdo.

Uma coisa que eu adoro nos livros da Bruna é que sempre vem com uma playlist bacana. No primeiro livro vem essa lista no final escrito: "Leia este livro ouvindo..". E nesse segundo livro no meio dos acontecimentos a Anita cita as músicas que estão no seu celular separadas para a sua viajem. Entre os cantores e bandas tem: Taylor Swift, Christina Perri, Detonautas, Led Zeppelin, Pitty, entre vários outros, e como eu curto bastante o estilo musical dela, fui logo jogando as músicas que eu não conhecia no youtube pra ver se também gostava.

Esse é o primeiro livro da trilogia "Meu primeiro blog". Atendeu as minhas expectativas, apesar de não gostar muito de livros óbvios esse foi bem legal, agora é esperar ano que vem pra ler o próximo e saber como continua essa história.

Pra quem gosta dessa escrita de contos é uma boa dica, pra quem não gosta desse modo, mas gosta de romance também vale apena. E pra quem gosta das duas coisas vai logo comprar o livro!

OBS: Não se esqueça de adicionar na sua estante no Skoob clicando aqui

E termino a resenha com uma das músicas do celular da Anita!

Eu sou a Mariana Storck e até a próxima!




4 comentários:

  1. Adorei a Resenha!
    To Seguindo e curtindo!
    Retribui?

    Ta rolando um sorteio no meu Blog!
    Passa lá!
    SORTEIO Overdose Literária!

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/10/sorteio-livros-perdida-um-amor-que.html

    1 - Seguir O Blog!

    2 - Compartilhar o post e Curtir a página do Facebook do Blog Overdose Literária;

    3 - Comentar no post da promoção no Blog e comentar também em qualquer outra Resenha publicada aqui no Overdose Literária (http://overdoselite.blogspot.com.br/)
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou dar uma passada no seu blog sim!
      Valeu por avisar do sorteio :)

      Excluir
  2. Adorei a resenha e essa blogueira - autora é uma fofa e linda. A trajetória dela me lembra uma outra autora de Minas, a Paula Pimenta, que adoro e sou fã. Enfim parabéns pela leitura e resenha, fiquei curiosa para ler esse livro, mas só quando encontrar uma promoção pq essa editora tem livros mega caros.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são bem caros mesmo, mas se eu não me engano os dois primeiros livros dela estão em promoção no submarino, se quiser dar uma olhada....
      Obrigado!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo