9 de novembro de 2013

Resenha: Eu Sei o Que Você Está Pensando - John Verdon

Olá meus amigos leitores, hoje eu trago um pouco de drama, crime, mistério e muito suspense: a série de livros com o protagonista David Gurney escrito por John Verdon. 


Livro 1 – Eu Sei o que Você está Pensando; livro 2 – Feche Bem os Olhos; e livro 3 – Não Brinque com Fogo.



 Devo confessar que sempre tive vontade de ler livros que me intrigassem, em que eu ficasse totalmente desesperada por saber o que aconteceria a seguir, o que me iria surpreender, e achei isso tudo nestes livros. Eu encontrei esta série na Bienal, num estande com livros da Editora Arqueiro, em que uma moça muito simpática que me atendeu super bem me indicou e seguindo o seu conselho de que valeria a pena, eu comprei.! Sou totalmente fã e espero que vocês também fiquem.

Autor

Para quem nunca ouviu falar de John Verdon vou vos contar um pouco da sua história.
John desde sempre quis ser escritor, mas também queria ganhar a vida, e mesmo se entretendo com artes marciais, carros esportivos e motos, por fim se decidiu a dedicar-se aquilo que verdadeiramente gostava, escrever. Então tornou-se escritor publicitário, profissão que atuou por 30 anos. Como os seus protagonistas, Dave Gurney e Madeleine, quando John Verdon e a sua esposa, quando deixaram os seus trabalhos agitados na cidade grande, decidiram mudar-se para um lugar totalmente diferente, com beleza e tranquilidade sem igual, numa região perto das montanhas de Catskill, no estado de Nova York, um lugar com falta de indústria que obriga muitos jovens a procurarem trabalho noutro lugar. Mas foi mesmo aí, com a paisagem silenciosa de colinas e vales verdejantes, lagoas e matas, águias, ursos e raposas que os seus olhos e coração se abriram para um dos lugares mais bonitos do mundo. Aí nesse lugar ele começou a ler mais, principalmente mistérios e descobriu que amava histórias de detetives, como alguns escritos por Conan Doyle, Ross Macdonald e Reginald Hill, não só pela escrita mas também pelos mecanismos de construção do crime escondido e gradualmente expô-lo. Um dia, quando ele comentou isso com a sua esposa Naomi, ela fez uma sugestão simples: porque é que ele não escrevia o seu próprio romance de mistério de seu próprio país? Com algumas dúvidas decidiu tentar, e foi um sucesso no mercado, assim como nos críticos.



“ De forma magistral, Verdon mantém seu protagonista sempre um passo à frente do leitor. E cria o tipo de mistério que faria Sherlock Homes perder o sono.”
                                                                                                              The New York Times



Agora sem demora, vou vos apresentar o seu primeiro livro:


Sinopse

  Uma carta perturbadora chega via dizendo: se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Pense em qualquer número de um a mil, agora veja como conheço os seus segredos. Mark Mellery pensa no número 658, e ao abrir o envelope que acompanha a mensagem descobre que o autor da carta previu corretamente o número que ele havia escolhido. Desesperado procura um velho colega de faculdade, um famoso detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine. Para ele as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, junto com uma equipe, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Quando se depara com um oponente muito inteligente que não deixa nenhuma ponta solta, Dave começa a se sentir perdido na investigação, o seu casamento começa a desmoronar pela obsessão pelo caso, e totalmente longe de vencer o seu opositor, um criminoso sofisticado e doentio, que se comunica por meio de poemas e de que, até onde se sabe, é capaz de ler a mente de suas vítimas.

Comentário



Eu Sei o que Você está Pensado é um livro fenomenal! A sua escrita, a maneira como o autor nos convida a entrar na mente do protagonista, o enredo sinistro e intrigante, o criminoso genial e sobretudo a lógica! Este livro está cheio de peças que se juntam umas nas outras! Primeiro ficamos totalmente perdidos pelas pistas deixadas, como por exemplo: como o assassino poderia saber qual o número que as vítimas teriam pensado? Como uma coisa dessa seria possível? E conforme vamos lendo cada capítulo, Gurney nos leva com ele por uma trajetória de suposições. Tudo nos leva a querer viver e descobrir todos os passos na trama assassina.
 Uma das melhores partes, para mim, deste livro magnífico, é como nós simpatizamos com Gurney; a sua vida sofrida, os casos perturbadores que resolveu enquanto trabalhava como detetive, a sua infância, tudo nos leva a crer que a personagem é real e comum,  não um gênio com um Q.I. acima da média, ou mesmo com algum tipo de abstinência de sentimentos e desilusões, apenas uma pessoa normal, perita em resolver quebra-cabeças impossíveis.

"A pior dor da nossa vida vem dos erros que nós recusamos a admitir, das coisas que fizemos e estão a tal ponto em desarmonia com quem somos que não suportamos olhá-las."


Aqui fica a dica de leitura, para quem gosta de thrillers, este livro é o indicado. Sejam blown away. 
Para a semana trarei o segundo livro da série - Feche Bem os Olhos.


Até lá amigos.

Avaliação




7 comentários:

  1. Oi Ana!

    Caramba! São bem legais esse livros. Muito esclarecedor pra mim. Eu nunca li um livro de suspense, na verdade, nunca me interessei por um. Gostei do seu post sobre esse livros, já adicionei a milha lista de desejados.
    Bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane =D
      São ótimos. Eu li os três, estou esperando o quarto que sairá ano que vem. Até agora foram os meus favoritos, e o bom é que só descobrimos o assassino bem no final.
      Que bom que gostaste do meu post, e não percas no próximo sábado a resenha do segundo ;)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler um bom livro se suspense e acho que esse vai se encaixar perfeitamente nas minhas expectativas.
    Eu já estou seguindo seu blog e ficaria agradecida se você também seguir o meu:

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    Obrigada e boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, que bom que pude ajudar =)
      Já estou seguindo o teu blog.
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  3. Concordo com você no início a gente se sente meio perdido porém depois vai encaixando as ideias e começa a pensar que o livro é incrivelmente sensacional kkkkk. E eu também me simpatizei com o personagem. Recomendo muito! Quero ler outros livros do autor.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o primeiro, muito bom. Não conhecia os outros 2, graças ao seu blog, vou lê-los também. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo