26 de novembro de 2013

Resenha: Rico e Joana em o pirulito assassino - Maria Izabel Gomes Silva (BookTour)

Como vocês sabem, estou participando do meu primeiro BookTour. (Clique aqui para saber mais)
Então... chega de enrolação: vamos conhecer um pouco sobre o livro e depois RESENHA!


Editora: Isis
Ano: 2012
Páginas: 332
Adicione na sua estante do Skoob

Sinopse: Com um enredo dinâmico, surpreendente e diálogos recheados de humor, o romance policial prende a atenção do leitor do início ao fim. Em um estilo próprio do narrador, as cenas inusitadas vão pouco a pouco desnudando a trama central ao longo de todo o romance. Quando então, nos capítulos finais, é revelada a verdadeira identidade do palhaço assassino e os motivos que o levaram a matar suas vítimas à pirulitadas, em um desfecho surpreendente que impressionará até o mais atento dos leitores.





A história se passa do estado do Será, na cidade de Quibeleza. Começa contando um pouco sobre Ronald Coquinho, - "Coquinho" pois quando ele nasceu sua mãe achou a cabeça dele parecida com um coquinho de babaçu, um fruto comum da região Norte do Brasil - dono de uma famosa indústria de fabricação de rapaduras, chamada "Las Cadentes" (Quase morri de rir com a cacofonia). Eu acho muito legal esses nomes engraçados, eles dão todo um charme ao que é essa obra tão divertida, regada de romance, suspense e comédia.

Quando o primeiro assassinato acontece, no escritório do Sr. Ronald, na "Las Cadentes", as pistas deixadas são bem confusas. Logo chegam o detetive Rico e o delegado Freitas, para investigar o crime. A vítima foi acertada com algo redondo e doce bem na sua nuca e o assassino fugiu, deixando sua silhueta na porta: pés enormes e um cabeção. E encontram um dos sapatos dele, explicando assim o tamanho dos seus pés: uma enorme pantufa colorida. Logo eles chegam à uma conclusão: o assassino errou o alvo, e na verdade está atrás do Sr. Ronald.

Rico é o mocinho, como vocês já devem ter percebido. Ele tem 27 anos, é loiro, alto, bonito e muito inteligente. Ele é excessivamente sincero, e às vezes acaba sendo um pouco "indelicado", fora sua minúscula modéstia. Mas não deixa de ser romântico e engraçado. Ele conhece Joana, filha do Sr. Coquinho quando vai à residência deles junto ao delegado Freitas para dar continuidade à investigação. Ele vê Joana pela primeira vez enquanto ela desce as escadas, graciosamente, com os cabelos voando... imaginem a cena... só que... no final das escadas... ela leva um belo de um tombo. Eu vi tudo isso na minha mente, e ri muito sozinha no ônibus, igual a uma louca! Esses detalhes do livro me encantaram. E quando o detetive e o delegado acabam criando uma confusão quando vão ao funeral errado... também é impagável!
"Os cabelos se embaralharam, as pernas ficaram para o ar e o tablete de comprimidos que vinha trazendo voou quatro metros de distância e foi cair dentro do prato de leite de Carlinhos."              Pág.: 28 
Joana é uma moça muito inteligente, estudante de Direito e não ia ficar de fora das investigações, né?! Ainda mais se tratando da vida de seu pai. E em toda a história ela sempre arruma um jeitinho de estar investigando ao lado de Rico, passando por cada coisa...
"Rico e Joana se entreolharam, ansiosos, pois o momento tão esperado, finalmente, havia chegado. Mas por outro lado, eles também temiam ser desmascarados a qualquer momento, mesmo estando disfarçados." Pág.: 158
O narrador tem toda uma relação com o leitor, e segredo: ele se revela no final!
Outra curiosidade sobre o livro é que ele é cheio de expressões do Nordeste, e eu, filha de cearense, já conhecia praticamente todas! Ah, é ótimo descobrirmos algumas das diversas expressões que rondam pelo Brasil.

Então... FINALE... quando descobrimos quem é o assassino e vemos a forma em que a autora conseguiu ligar todos os fatos, é surpreendente. O final é o mais louco de tudo pois cada coisinha tem uma explicação. Se você quer uma leitura engraçada, com um bom enredo e um ótimo fechamento, "Rico e Joana em o pirulito assassino" é a pedida! 

17 comentários:

  1. Ah... Quero muito ler. Parece ser bem divertido. E eu que sou cearense? "Será" - ´pense num nome.

    casarvore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina, minha querida!
    Só tenho uma palavra para a sua resenha: PERFEITA! Claro que AMEI saber que você gostou e se divertiu com a obra e que, por isso, até deu a ela uma excelente nota!!! :) Mas sua resenha foi além, pois conseguiu detalhar e ao mesmo tempo resumir os pontos principais da trama, descrevendo-a de forma esclarecedora ao leitor! AMEI!
    Parabéns, linda e obrigada! Parabéns também ao seu blog, cada dia mais lindo!
    Beijos!
    Maria Izabel G. Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D Ah, muito obrigada, Maria Izabel!
      Sem dúvidas você é uma ótima autora. Como eu disse na resenha, digo novamente: que final hein?! Como foi ligar todos os fatos assim? rs
      A resenha só refletiu o quanto me envolvi com a história.

      Muuuito obrigada pela confiança nesse Booktour! :)

      Beijos

      Excluir
  3. Parece ser um livro divertido, principalmente pela queda na escada do ônibus kkk
    Fiquei curioso agora, ainda mais por essa capa linda! \õ/
    Parabéns pelo blog, vocês são muito criativas!!!
    Beijão! :D

    Também acho super difícil fazer resenhas sobre documentários, não sei porque! E juro que achava que esse livro fosse um romance!!! O.o
    Olhando o trailer do filme dá a intender que o livro seria dessa forma, mas mesmo assim, fiquei empolgado para ler Bling Ring.
    Parabéns pela resenha, seu blog é incrível!
    Abração!!!

    http://meninodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ótimo :) Ainda não tinha ouvido falar! Lindo o blog, de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fernanda!
      É um livro ótimo sim, diversão garantida.
      Obrigada pelo comentário, volte sempre :)

      Beijos

      Excluir
  5. Imagine que eu NUNCA participei de um book tour??! Mas indo ao que interessa, muito bacana o fato do livro ter sido tão bem feito e cada detalhe ter uma importância na história, adoro isso! Adorei a resenha tbm!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Sério? Eu também nunca tinha participado, então nem posso falar nada... rs
      É uma ótima experiência. Só dá pena na hora de enviar o livro pra outra pessoa. Ainda mais esse ao qual me apeguei. rs
      Obrigada pelo cometário, volte sempre!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Carol...!
    Me parece ser um livro bem bacana. Gosto muito de livros de mistério e com um pouco de humor fica melhor ainda kk.
    Ótima resenha (como sempre :S).

    Att. Guilherme
    www.livrovsspoilers.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gui! :)
      Que bom que você gostou! Fico muito feliz mesmo.

      Beijos

      Excluir
  7. Gostei e ficou muito boa sua resenha \o
    mas acho que não leria ele,não curti muito a história..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila :)
      Que bom que curtiu a resenha!

      É, entramos aí no gosto individual quanto ao gênero do livro, a base dele e tal.

      Obrigada pelo comentário, volte sempre :)

      Excluir
  8. Adoro essa música da Clarice falcão!!!!
    Parabéns pelo primeiro booktour e pela resenha. Carolina muito bom ter uma ideia do que encontrar no livro além dessa questão dele ter humor e um toque especial sobre o nordeste. Eu aqui de Recife - Pernambuco dei pulinhos de alegria!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, Aline. Nordeste do Brasil é TUDO!
      Ah, achei que essa música da Clarice tinha tudo a ver com o casal :)

      Beijos

      Excluir
  9. Eu sabia que tinha feito bem em colocá-lo nos meus desejados! Depois de ler sua resenha divertidíssima sei que não errei na minha escolha. Ri com o nome "Las Cadente" haha, o livro parece ser bem espirituoso e fofo. Vou comprar pra mim \o/
    Parabéns pelo blog, é tudo muito gracinha aqui. Ah e obrigada pelo convite no skoob para ler sua resenha ;)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi *-*
      Ah, brigada pelo elogio! E sim, é um livro muuuito fofo! Obrigada pela visita, volte sempre!

      Beijos

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo