3 de dezembro de 2013

Resenha: Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor


Oi, bem-vindos ao #PA! :)
Hoje eu trago uma resenha de um livro que eu comprei por causa de uma promoção na Saraiva e acabou sendo uma surpresa super boa. Play nessa música que tem TUDO a ver com esse livro:


Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 384

Adicione na sua estante no Skoob

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.



Karou é uma estudante de artes e vive "viajando" entre o nosso mundo e um lugar misterioso, a loja de um demônio, na qual pode chegar por diversas portas mágicas espalhadas pelo nosso planeta. Brimstone cuidou dela desde que era bebê, junto com outras quatro "criaturas" com as quais Karou tem convivido desde a infância. É uma loja peculiar, Brimstone compra dentes e paga com desejos, quando a pessoa é corajosa o suficiente para ir à loja. E quando não querem ir, Karou é enviada para pegar diversos tipos de dentes ao redor do mundo: dentes humanos e de animais. Existem vários tipos de desejos, numa escala de "mais fraco" ao "mais forte" e Karou nunca teve acesso aos maiores desejos, apesar de sempre pedir à Brimstone, que diz que os desejos dela são supérfluos, como por exemplo, que o seu cabelo nasça azul. Um pedido desperdiçado, diria ele.
"_Eu tenho esperança, criança, mas não desejo nada. É diferente.

Ela pensou sobre o assunto, acreditando que, se pudesse descobrir a diferença iria impressioná-lo.Algo lhe ocorreu, e ela se esforçou para colocar aquilo em palavras.

_É diferente porque a esperança vem de dentro de você, e os desejos são só magia.
_Desejos são falsos. A esperança é verdadeira. A esperança faz sua própria magia." Pág.:136
Brimstone a matriculou numa escola no nosso mundo, desde pequena. E após uma certa idade, ela montou seu próprio apartamento, para evitar as idas e vindas desnecessárias. Karou tem uma melhor amiga, Zuzana. Eu achei o diálogo delas bem real, como amigas mesmo, aquela coisa louca de às vezes falar coisas sem sentido, sabe?! O que alguns livros não retratam. E ela tem um ex chato, Kaz. Ele a traiu e ainda fica perseguindo-a depois de tudo. Eu sinceramente achei que ele fosse ter uma parte mais essencial na história, que ele se revelasse alguma coisa diferente... mas... não foi assim. Espero que ele dê uma aparecida no próximo livro.

Até aí parece que a coisa toda não vai andar. Até que Karou começa a perceber que nas portas mágicas (os portais) para a loja de Brimstone começam a aparecer marcas de mão, numa silhueta queimada. E ela percebe que algo está errado.

Karou não sabe quem ela é, e está prestes a descobrir. Juro, eu pensei em várias coisas pra ela ser, mas não cheguei nem perto do que ela é de verdade. É fascinante. Nesse ponto entra Akiva, um anjo. Os anjos estão em guerra a muito tempo com os quimeras (demônios, criaturas, como os chamei antes). Mas quando Akiva encontra Karou ele percebe que ela tem algo que ele reconhece, e ele se apaixona por ela. E ela por ele.
"Era difícil imaginar sentir aquele formigamento mágico no estômago tão cedo. Melhor não se preocupar com essas coisas, pensou. Não precisava disso. Bem. Não queria precisar disso. Ansiar por amor a fazia sentir como um gato sempre passando pelos tornozelos, miando: Por favor, me faça um carinho, olhe pra mim, me ame." Pág.: 72
E então ele descobre o que ela é... e começa a contar a ela. A narrativa fica muito interessante aqui. Vai mostrando cada ponto de vista, o que aconteceu, o que está acontecendo... e uau! É quase impossível querer parar de ler. "Feita de fumaça e osso" é diferente de todos os livros do gênero. Ele envolve um mundo muito peculiar, onde magia é paga com DOR.
"_Não, o amor é um elemento.
Um elemento. Como o ar que respiramos, a terra em que pisamos."
Recomendo esta obra a quem está cansado de  histórias repetidas e precisa de algo novo, uma renovação literária. Dou quatro estrelas apenas pela pequena enrolação da autora no início. Mas isso não deixa o livro menos interessante do que é. E você, já leu? Vai ler? Deixem nos comentários :) 

14 comentários:

  1. Acredita que nunca li!
    Afff, preciso muito!
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixa de ler pq é muito bom. Eu tinha um certo preconceito com ele, mas vi que vale muito a pena! :) beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. ótima resenha, comprei o livro na black friday e estou aguardando a chegada dela, espero que goste dele tanto quanto você!

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lara. Tava por 6 reais na Black Friday ne?! *-*

      Excluir
  3. O livro é bom, o segundo livro está ali na minha estante pra ler, acabei colocando uns outros livros na frente, mais estou super curiosa pra saber o que vai acontecer. Vou demorar mais um pouquinho pra ler, pq o terceiro ainda vai demorar ser lançado, evito sofrer por mais tempo kkkkkk
    Bjs!!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que vou esperar um pouquinho pra ler o segunda também, Taty! rss

      Beijos

      Excluir
  4. Carol parabéns pela resenha, ficou ótima =)
    Tenho os dois primeiros livros dessa série mas ainda não li, mas o farei em breve.
    Vc despertou minha curiosidade!!! Beijinhos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      Que bom que gostou! :)
      Lê sim, não vai se arrepender!

      Beijos

      Excluir
  5. Eu ja li e reli de tão bom que é esse livro, to louco para ler o segundo *-* Ótima resenha!

    espacobooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro!
      Valeu!
      Também tô louca pra ler o segundo!

      Obrigada pelo comentário, beijos :)

      Excluir
  6. Para mim, as capas desta série são uma das mais bonitas que tenho na minha estante. Apesar de só te o primeiro ainda kk. Até hoje nunca li ele.
    Ótima resenha!

    Att. Guilherme
    www.livrovsspoilers.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui, lê logo! Rs
      são lindas mesmo. Todas meio laminadas *.*

      Excluir
  7. Estou com esse livro na minha estante esperando para ser lido, já li resenhas e comentários muito positivos, agora me empolguei mais ainda para ler. :D

    Valeu
    Bjo
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê e depois me o que achou! É bem diferente! :)

      Beijos

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo