16 de janeiro de 2014

Resenha: Destino - Ally Condie


Eis a resenha do primeiro livro da trilogia "Matched", "Destino", da autora Ally Condie, que eu me dei de presente no dia do leitor (dia 07.01).


Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 240

Sinopse: "Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo."


Como vocês viram pela sinopse, "Destino" vai contar a estória da Cassia, sobre a personagem eu não senti nada, não é aquele por quem eu me identifiquei e fiquei com vontade de ser sua amiga pro resto da vida, fiquei indiferente em relação a ela. Quado se vive em uma sociedade em que tudo é controlado não se tem muito o que fazer e isso era o que mais me incomodava no livro, de um jeito bom é claro, por que o que você come, o que você escuta, aonde você mora, com quem se casa, aonde se diverte, o seu trabalho... nada disso é escolhido por você e sim por quem comanda essa sociedade, e já que a nossa protagonista Cassia nasceu em um meio assim pra ela é normal, então ela aceita tudo o que é imposto.

Xander é o amigo (perfeito) de Cassia, Ky é uma aberração que mora em sua rua, Em é sua melhor amiga e tem mais algumas pessoas em seu grupo de amigos. Tudo normal, tudo tranquilo, até a noite em que ela descobre quem será o seu par e ela recebe um micro cartão com as informações sobre ele, mas o problema mesmo é que aparece uma outra pessoa completamente diferente no cartão e que em hipótese nenhuma poderia vir a ser seu par, só que ela acaba se apaixonando por esse outro rosto, e é ai que as coisas começam a ficar difíceis pro lado dela.

A narrativa é bem tranquila, e com palavras de fácil compreensão, diagramação ótima e a edição está linda todas as capas dessa trilogia são simples e bonitas pra dizer a verdade.

O motivo de eu ter dado apenas 3 estrelas foi por causa da personagem principal, achei ela muito sem graça e as lembranças dela me irritavam bastante. Se ela via uma pedra ela lembrava de alguém ou algum acontecimento na vida dela e tem hora que isso fica massante. E vamos combinar, se a estrela do livro é chata acaba perdendo um pouco a graça, o que a favoreceu (em minha opinião) foi o fato dela não ser melosa, ela tava apaixonada pelo cara e mesmo assim estava mais preocupada em proteger a família e em como poderia estar com ele ao mesmo tempo. Mas compensou um pouco o universo que a autora criou e como eu gosto bastante de distopias com essa não foi diferente, tudo bem planejado.

Porém estou com uma grande esperança em relação ao segundo livro (que eu já comecei a ler, aguardem a resenha), pois a narrativa será intercalada entre a Cassia e um outro personagem, então não vou ter que ficar aguentando tantas lembranças assim, e também promete ser mais emocionante e movimentado! É aguardar pra ver o que me espera!

Espero que vocês tenham gostado e deixem um comentário. 
Pra fechar fiquem com o Book Trailer do livro (O melhor book trailer que eu já vi *-*)

Eu sou a Mariana Storck e até a próxima!


10 comentários:

  1. A trilogia parece bem interessante, já vi várias opiniões misturadas, gente falando bem e mal, acho que darei uma chance no futuro.

    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é o tipo de livro que cada um te uma opinião. Estou gostando mais do segundo!

      Excluir
  2. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog
    simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias,
    é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
    eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, adoramos saber que gostou de nosso blog, afinal: é essa intenção!

      Excluir
  3. Peguei esse livro tantas vezes para comprar, mas no fim, desistia! Sabe, não me interessei muito pela sinopse, e a capa é tão sem graça. E agora, vendo o qto a personagem tb é sem graça, com certeza não irei comprar.
    aculpaedosleitores.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te falar uma coisa? Estou adorando o segundo livro, pra mim com certeza compensou e muito o primeiro. Acho que vale apena! E a personagem pode ser chata pra mim e não pra você, pensa direitinho! Mas fico agradecida por confiar no meu gosto :D

      Excluir
  4. Mariana a um século tenho esse livro, mas ainda não li. Estou louca para comprar os outros dois livros dessa série para fazer o que vc fez e ler seguido.
    Parabéns pela leitura e resenha, amei e fiquei mais curiosa ainda para ler. Gosto tanto da capa!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou apaixonada por essa capa *-* Leia sim, o 2° é melhor que o primeiro!!

      Excluir
  5. Eu estou querendo esse livro a séculos, mas sabe como é lista de leitor né haha nunca tem fim! Quase comprei ele na bienal, estava pela metade do preço, mas como ele nem é tão caro assim, decidi esperar e pegar uma promoção dessa de boxes e coleções da submarino. Acho as capas lindas também *-*
    Gostei da resenha, e fiquei curiosa para ver com essas lembranças são apresentadas. Creio que a autora tenha tido a intenção de contar um pouco da história da personagens, mas enfim. vou ter que ler para compreender melhor =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Também creio que essa tenha sido a intenção, mas nem sempre deu muito certo :/ Leia sim!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo