10 de janeiro de 2014

Resenha: Nada Dramática - Dayse Dantas



Começo dizendo que a editora Gutenberg postou minha foto (acima) no instagram deles. Own, quanto amor! Agora... vamos falar desse livro fofo. Como eu disse no vlog mostrando minhas compras de dezembro (clique aqui para ver!), apesar de eu não curtir muito histórias que incluem o Ensino Médio, eu quis me arriscar nesse, porque 1) Eu gosto muito de livros nacionais; 2) É difícil um livro publicado pela Gutenberg me desapontar. Eu li, gostei e vou dar a minha opinião. :)



Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Páginas: 320
Adicione na sua estante no Skoob

Sinopse: Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas. Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.


Eu me vejo na Camilla no seguinte ponto: Fugir de dramas. Por eu ser sempre um ano mais nova que todo mundo desde a 2ª série (hoje em dia 3º ano), eu fugia ao máximo de todos os dramas possíveis e só ficava assistindo de camarote os dramas alheios. Esquecendo um pouco de mim... a Camilla é uma adolescente normal. Não é um daqueles personagens super fora da realidade. Ela está na 3ª série do E.M. em um dos melhores colégios de Goiânia, o colégio Coliseu. Estuda pra caramba pra conseguir passar para uma boa faculdade (e cá entre nós, isso é muito estressante!).

"É por isso que tenho ambição de prestar vestibular em outra cidade. Basicamente tenho vontade de sair do que é pequeno, tenho vontade do que é maior. Mesmo que no fim tudo acabe sendo a mesma coisa, pelo menos será a mesma coisa em um lugar diferente. Se é que faz sentido." Pág.:24

Camilla tem um caderno em que escreve suas histórias, seus devaneios, o que ela tem vontade de escrever. Caderno que assim que acaba, é substituído por um novo bem trabalhado e ornamentado por sua amiga Carol. Algumas histórias e contos desse caderno vão parar no blog da Camilla, onde ela conta algumas das aventuras da Agente C, levemente inspiradas em sua própria vida. Por conta do blog, ela tem uma amiga que conheceu na internet e que sempre troca e-mails com ela (vocês vão ler vários e-mails no livro).

De tanto fugir de dramas, Camilla nem se dá conta quando já está no meio de vários. Revoluções, paixonites... e não é que um draminha de vez em quando é bom?! O romance que rola depois me fez lembrar de mim quando estava no 9º ano. Aquela coisa de não quero drama, não quero preocupação, quero estudar, e quando vê... já foi!

"O que quero dizer é: ter amigos é importante, e eles não são necessariamente futuros amantes. E não comece um relacionamento se você já está inseguro sobre o comprometimento da outra pessoa." Pág.: 53

O "Nada dramática" me fez voltar no tempo (não sou tão velha assim, ok?). É uma leitura fácil, simples, direta, nostálgica. E pra você que está na 3ª série do E.M., de repente essa obra possa te fazer entender ou viver melhor essa época boa. Não tenho costume de ler histórias de colegial, mas abri uma exceção e não me arrependi. O "Nada dramática" é o que promete! Regado de aventura, romance adolescente, incertezas... e com a bela escrita da Dayse Dantas, que te dá vontade de ler tudo em um dia. Recomendado! ;)

Deixo uma música que eu ouvia quando estava no Ensino Médio (gritando com as minhas amigas na sala).
E ignorem o meu gosto musical, que era bem duvidoso.


 

15 comentários:

  1. Adoro Scracho :) Ouvia bastante eles, hoje em dia não mais rs
    Adroeiiiiiiiiiiiii, quero esse livro pra poder ler ouvindo essa música.
    Beijinhos, Taty.
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Taty
      Eu ouvia muito Scracho na minha época de colégio rsrs
      Esse livro foi nostalgia total pra mim. xD

      Beijos

      Excluir
  2. aaah, sério que você não gosta?! eu adoro dramas colegiais. talvez por eu não ter vivido plenamente meu ensino médio - 'culpa' de um namoro de 4 anos que começou no primeiro trimestre do 1ºano -, enfim.
    Nada dramática me chamou a atenção logo no seu lançamento e já vi que posso esperar o melhor dele!
    Eu ainda não conseguir assistir seu vídeo ;S preciso lembrar de fazer isso em casa rs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de namoro no Ensino Médio é furada, né?! rs
      Também fiquei "presa" num relacionamento de 3 anos perdendo praticamente toda essa época.
      Mas... bola pra frente! rs

      Beijos

      Excluir
  3. Não conhecia mas agora fiquei bem interessada nesse livro, apesar de já ter passado há muito tempo do 3º ano! hehe
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito legal, Michelly.
      Lê logo! rs

      Beijos

      Excluir
  4. Vi algumas blogueiras postarem contos da agente C e fiquei muito interessada nesse livro, agora que sei do que se trata exatamente vou tentar pedir para minha mãe me dar :)


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos da Agente C são geniais, Lara.
      Bem que podia ter um livro só sobre ela! hehe

      Beijos :)

      Excluir
  5. Eu gosto de scracho!!!!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e achei bem legal. Realmente os livros dessa editora são o máximo. Valeu pela dica!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline =D
      Os livros da Gutenberg são muito bem selecionados. Viva aos autores brasileiros!

      Beijos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Scracho???
    Quem nunca??
    Hahahah - Amava! Momento nostalgia pura.kkk
    Estava esperando por essa resenha, pois estou querendo ler o livro e agora vou ler mesmo.
    Não sabia que era escritora brasileira, amei saber sobre isso. Adoro ler livros nacionais(romance). Bem, eu já amo dramas escolares e livros que tem esse foco. Adoro voltar para época colegial!
    Já me identifiquei com a Camilla era exatamente igual a ela.
    Queroooo muito ler esse livro!!!

    Bjos =)
    Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, Ane! rsrsrsrs
      Nostalgia pura esse livro <3
      Quando ler me diz o que achou!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Gente, essa música me deu séérios flahsbacks!
    Muito fofa essa resenha, obrigada :)

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo