4 de junho de 2014

Resenha: As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago - C.S.Lewis



Olá meus amigos! Sei que tenho estado um pouco ausente e peço desculpa a todos os leitores por isso, mas não se preocupem, estou de volta!

Então trago-vos a resenha do primeiro livro das Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis
 - O Sobrinho do Mago.

Eu comprei o volume único que junta os 7 livros que fazem parte das crônicas, mas fazer uma resenha de todas no mesmo post iria ficar enorme, e apesar de cada história não ser muito longa, elas não são uma continuação das mesmas personagens na mesma altura, então vai ficar bem melhor explorarmos uma de cada vez.


Título: O Sobrinho do Mago
Número de Páginas: 88
Gênero: Aventura, Fantasia


O Sobrinho do Mago nos conta a criação do mundo de Nárnia e de como o professor Digory Kirke, o dono da casa que contém o guarda-roupa, entrou na história. Nela também se conhece o caráter multiverso de Nárnia com o Bosque entre Mundos, que possibilita o acesso a diferentes mundos através de lagos com dois anéis mágicos.
Polly e Digory, ao tentarem aventurar-se numa casa vizinha, acabam encontrando uma passagem para uma sala secreta da casa do próprio Digory, onde seu tio fazia experiências com anéis que podiam nos levar para outros mundos.







Ao passear no seu quintal, Polly vê do outro lado do muro um rapazinho que nunca tinha visto antes por aquelas regiões. Este se chamava Digory e estava vivendo na casa de seus dois tios - André e Letícia - junto com a sua mãe que se encontrava doente. Sem muito que fazer, os dois de aventuram pelos sótãos das suas casas, que para sua admiração estavam interligados. Numa das suas expedições, vão dar a uma salinha que é na verdade do tio de Digory, André, onde este nunca tinha entrado pois seu tio não permitia, mas aí eles descobrem que Tio André possuía uns anéis que tinham o poder, para quem os colocasse, de fazer viajar entre mundos!
Assim Digory e Polly descobrem vários lugares diferentes: Charn - o mundo da Feiticeira Jadis ( Feiticeira Branca), que se encontrava todo destruído e com todos adormecidos, (como mortos) mas sem conseguir conter a incógnita da charada proposta num sino, eles acordam a feiticeira e sem querer a trazem para Londres o que deu uma tremenda confusão;  mais tarde descobrem Nárnia, em que no princípio era apenas escuridão, mas conforme as estrelas foram cantando, tudo se formou, e no mesmo instante em que tudo era belo, puro e perfeito, o mal também entrou junto com eles - a feiticeira - que antes de sair da Terra arrancou um poste e quando chega a Nárnia este acaba sendo o lampião que Lúcia encontra quando.

Para salvaguardaram a todos, Digory e Polly partem numa jornada dada por Aslam - o Leão, e mais tarde, ao voltar para casa, traz uma maçã de Nárnia e usa as suas sementes para plantar uma árvore que depois irá  ser usada para fazer o famoso guarda-roupa de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.


" Pois o que você ouve e vê depende do lugar em que se coloca, como depende também de quem você é."

Primeiramente eu comecei a ler estes livros pelo fato de serem destinados à evangelização. Sim, eu sou cristã, e achei ótimo Lewis pegar na Bíblia e escrever contos relacionados com as suas histórias.
Neste primeiro livro podemos "ver" Nárnia sendo criada, e com os detalhes que são contados, a minha mente viajou para um lugar maravilhoso, em que as estrelas cantam e aos animais é dado o dom da fala (muitos foram chamados, mas poucos foram os escolhidos). 
A narrativa é bem simples, vê-se que estes livros foram feitos para serem fáceis de compreender, e a história é bem cativante, talvez a separação dos capítulos e estes serem curtos dê uma grande ajuda. 

Para quem não é cristão nem se interessa pela Bíblia, não tem problema nenhum, é uma ótima história cheia de aventura, magia e muita fantasia, ideal para os pensadores.

"Pois também o humor, e não só a justiça, mora na palavra."



Para a semana trarei a resenha do próximo livro: O Leão, a Feiticeira e O Guarda-Roupa, não percam!

4 comentários:

  1. Ana adorei saber sua opinião sobre esse livro. Também li e resenhei, adorei a narrativa simples e envolvente e cheia de belas mensagens!!! Pretendo terminar essa série ainda esse ano. Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Muito obrigada! Também pretendo terminar logo rs
      Beijos

      Excluir
  2. Fiquei aqui encantada pela postagem!
    É um dos contos que eu mais gostei do livro.

    Ana P. Maia ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga resenha maravilhosa amei o livro é ótimo bom final de semana
      Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
      Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo