3 de dezembro de 2014

Resenha: Silo - Hugh Howey



Olá amigos! Quero pedir imensa desculpa por ter estado ausente por estes tempos mas estou de volta e trago comigo a resenha do primeiro de três:


Silo


Autor: Hugh Howey
Gênero: Distopia
Editora: Intrínsica
Número de Páginas:512
Skoob

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.



"Mentiras podem ser fatais: a verdade também"


 A história se passa num futuro pós-apocalíptico e distópico dentro de um silo, um edifício subterrâneo criado para sustentar e preservar a raça humana impedida de viver à superfície devido ao ar se ter tornado tóxico e em contato com o ser humano o fazer se desintegrar em poucos segundos, onde o céu e a terra tem a mesma tonalidade e todo o sinal de civilização se tornou em ruínas. Conforme a história se vai desenrolando começamos a aprender como o silo funciona, como ele é dividido por profissões e andares, sempre aumentando o nível para baixo e não para cima. Os últimos andares nas profundezas são da Mecânica, que cuida da funcionalidade do Silo, o oxigênio, água, eletricidade etc. O primeiro, andar número I fica a Delegacia dos níveis superiores e a porta de saída para o lado de fora, onde quem não cumpre a lei é enviado para fora, para a "limpeza". No meio do Silo encontra-se a TI onde se trabalha com computadores e onde os fatos para os enviados para fora. Juliette mecânica e então moradora nos andares das profundezas, devido a imensos acontecimentos, s
e torna a nova delegada subindo mais de uma centena de andares para ocupar o cargo. Aí ela tem acesso a arquivos confidenciais e começa a descobrir segredos e traições, e aprenderá que muita coisa não é bem como ela pensava que seria. E sim, Juliette foi uma das pessoas enviadas para a "limpeza" e sim, provavelmente será a última. Porque? Leiam o livro e descobrirão.


Devo dizer que demorei imenso tempo para terminar este livro, acho que não por causa do número de páginas, mas porque tem muitos detalhes e muita coisa para ser assimilada.
A escrita é muito inteligente, sofisticado e bastante precisa. Devido à imensidão de acontecimentos e detalhes provavelmente será considerado um clássico. Quem tem dificuldade em prestar atenção em livros deste estilo eu não aconselho pois se torna um pouco cansativo. A história é simplesmente fantástica e com certeza, se isso acontecer, dará um ótimo filme. Suspense, ação, romance e um pouco de tudo.


"Mas enterrar o corpo e colher as frutas maduras em cima das covas significava reforçar uma mensagem: o ciclo da vida existe; é inevitável, deve ser abraçado, apreciado, aceito."

Este é apenas o primeiro livro da trilogia e ainda não sei dizer quando o próximo sairá, visto que Silo saiu à pouco tempo, mas assim que souber avisarei a todos. 


2 comentários:

  1. Ana parabéns pela leitura e pela resenha. Esse livro já faz parte da minha wish list, mas decidi esperar os outros serem lançados, enquanto isso vou diminuindo minha pilha de não lidos. Já li ótimas resenhas sobre ele e estou mega curiosa. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    P.s. Ótimo fim de ano!!!

    ResponderExcluir
  2. Fui apresentada a esse livro na Turnê Intrínseca. Até ai ele não tinha me despertado muito interesse não, mas o pessoal começou afalar dos detalhes e do mistério ao redor dos acontecimentos que me vi completamente levada. Ainda não consegui ler, mas ele entrou na minha lista de leituras!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo