7 de julho de 2015

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman


Olá, querido leitor do Portão Azul! Hoje teremos resenha de um livro que eu estava super afim de ler e que também ganhei de presente (eba!). Eu sempre prefiro ler o livro para depois ver o filme. Algumas vezes consigo manter esse ritual, em outras não. Mas com esse livro fofo e triste eu consegui! Vou fazer uma crítica ao livro sem influência do filme, já que fiz questão de escrever essa resenha antes de assistir à produção cinematográfica.


Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Clique aqui para ler a Sinopse no Skoob

"Se eu ficar" conta como Mia, uma garota de 17 anos, se envolve em um acidente de carro trágico com seus pais e seu irmãozinho Teddy. Mia vive uma experiência fora do seu corpo, enquanto os médicos lutam pela sua vida e ela entra em coma. Até que Mia percebe que quem decide a partir dali é ela. Se ela ficar...
Os pais de Mia são roqueiros e ficaram um tanto decepcionados quando ela optou pela música Clássica, tocando seu violoncelo. Mas, no fim, eles acabaram ficando felizes por ela ser apaixonada por música.
"Toquei no meu primeiro recital quando tinha dez anos. Naquela época, já fazia dois anos que eu tocava violoncelo." Pág.: 22
Mia namora Adam, que tem uma banda de rock e vive se perguntando o que fez ele se apaixonar por ela.

O livro é dividido entre passado e presente, mostrando alguns momentos importantes da vida da personagem focando no seu relacionamento com Adam e voltando para o "pós-acidente", com Mia se vendo no hospital e sem saber o que fazer. Descobrimos como eles se conheceram, vivemos as diferenças do casal e suas descobertas juntos. Apesar de ter um casal fofo na história, o livro não é nada meloso. O relacionamento deles é bem construído, e isso é algo que apreciei bastante nessa obra. Esse não é o tipo de livro que vai te dar um final surpreendente, mas sim daqueles que te deixam reflexivo e, até, um pouco depressivo. Se você for muito sensível, se prepare para chorar. É inevitável se imaginar no lugar da protagonista.

Eu sei que não se pode julgar um livro pela capa mas, gente, essa capa é muito linda (igual ao cartaz do filme). Ah, e as páginas têm detalhes de partitura, com claves e colcheias.

Foi uma leitura bem rápida, "Se eu ficar" consegue prender o leitor. No finalzinho conseguimos ler o primeiro capítulo do próximo livro, o "Pra onde ela foi". Eu fiquei bem curiosa e minha wishlist ganhou mais um título. Ah, também nessa edição tem uma entrevista com os protagonistas do filme, contando curiosidades sobre a produção e o que eles acharam da história. Livro super aprovado com quatro estrelinhas. Só não dei cinco porquê não foi uma leitura que me trouxe algo de novo, sabe?! Mas é muito boa e com certeza várias pessoas dão todas as estrelas sem pestanejar.

6 comentários:

  1. Adorei as páginas com as partituras, acho que influência o prazer da leitura esses detalhes... dá todo um clima...rsrsrs
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo! ;)
      Obrigada pela visita! Bjss

      Excluir
  2. Oi Carolina, tudo bem ???
    Já li o livro Se Eu Ficar e confesso que tenho uma opinião bem diferente da sua, rsrsrs, mas, na minha humilde opinião, ai é que está a graça de ler livros !!! ^^
    Quando eu li o livro, estava esperando por algo maravilhoso, que iria me fazer refletir sobre a vida e a morte. Achava que o livro focaria, em sua maior parte, na experiencia da Mia após o acidente, quando ela estivesse naquela forma fora do corpo, mas não foi bem assim e me decepcionei muito ao ler o livro. Simplesmente não funcionou pra mim.
    Mas numa coisa eu preciso concordar com você, a capa desse livro é linda demais, sou apaixonada por ela !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Então, nas minhas aventuras pela leitura já percebi algo que sempre influência minhas resenhas: a expectativa. Rs
      Vc esperava que explorarem mais esse lado que vc citou, então não foi tão bom. Eu já não esperava isso, mas queria que houvesse um final mais interessante, então me decepcionei tb nessa parte.
      E, realmente, essa é a grande graça dos livros. Ele se molda diferentemente para cada pessoa e depende tb dos momentos que passamos e das nossas expectativas. Aaaah... Eu amo esse mundo literário! Rs

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre. Beijos :*

      Excluir
  3. Ameeeeiii! Todo mundo indica muito esse livro e eu sou doida pra ler. Depois de sua resenha vou comprar com certeza! E até mesmo fazer uma depois...
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Quando fizer a resenha deixa o link aqui!

      Beijos e obrigada pela visita <3

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo