4 de março de 2016

Resenha: "O Que Há de estranho em mim?" - Gayle Forman


Quer um presente melhor que um cartão presente da saraiva (e uma caixa de brigadeiros caseiros)? Melhor ainda quando o livro escolhido é ótimo. O Que Há De Estranho Em Mim? é da Gayle Forman, mesma autora de Se Eu Ficar.

Editora: Arqueiro
Autora: Gayle Forman
Páginas: 214
Ano: 2016
Gênero: Ficção/Romance

Sinopse: "Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece."

O livro, vai contar a história de Brit, uma menina que mora com o pai e a madrasta monstra (como a mesma chama), ela tem tatuagens, o cabelo colorido e toca em uma banda. Essa herança do mundo do rock veio de seus pais, até que a mãe dela começou a ter problemas psiquiátricos e fugiu, nunca mais deu notícias e depois disso o pai de Brit mudou completamente.

Achando que a filha estava rebelde demais o pai de Brit resolve colocá-la num colégio interno, um reformatório que promete "consertá-la", mas não é bem assim que funciona. A Red Rock não é nada daquilo que promete e o tratamento é a base de colocar as alunas pra empilhar blocos de cimento debaixo do sol, xingarem uma a outra como se fosse terapia e ficarem isoladas do resto do mundo com supervisores que odeiam.

Aos poucos Brit vai conhecendo outras detentas, ops, alunas e criando amizade, são elas V, Bebe, Martha e Cassie, mas muitos problemas estão por vir já que os pais não acreditam no quanto a escola é horrível, elas estão por elas mesmas e só podem contar com o apoio uma da outra, ninguém mais.

- Para onde eles estão me levando?
- É para o seu próprio bem - disse meu pai.

Fui jogada numa saleta abafada e a porta foi trancada. Soluçando, esperei que papai caísse na real, vise a grande besteira que estava fazendo e viesse me buscar.
Mas não Foi isso que aconteceu.

Começando pelos personagens, todos eles são super bem construídos, cada menina tem sua história e do porque estarem ali. Uma é lésbica, a outra tem pensamentos suicidas, outra sai com muitos garotos e a outra é apenas gordinha. Todas são cativantes e tem sua marca, quando você começa a ler uma fala sabe exatamente quem está falando, não tem como se perder.

O romance não é o foco principal, tem a história da Brit com o Jed (um dos membros da banda), mas é o que tem menos atenção. O foco é a amizade das cinco e a relação delas com suas famílias, mesmo que quem narra é apenas a Brit é possível ter uma noção de como é a vida de cada uma. O fato de se passar praticamente a trama toda só envolvendo mulheres também é muito legal, mostra a força e independência delas. Acho que principalmente as meninas vão se identificar.

Não dei 5 estrelas por que o final é bem previsível, lá pro meio do livro já dá pra imaginar o que vai rolar e eu gosto muito de me surpreender. A escrita de Forman é excelente, diálogos super bem construídos ajudam muito a leitura fluir. A editora Arqueiro também está de parabéns pela edição. Conheci o livro porque a capa me chamou a atenção e está tudo lindo.

O Que Há De Estranho Em Mim? foi lançado no dia 11 de Janeiro desse ano, 2016, clicando aqui você consegue baixar um trecho. 

Curta nossa Page no Facebook  ❤  Siga-nos no Instagram  ❤  Inscreva-se na Tv Portão Azul

6 comentários:

  1. Adorei a resenha e fiquei com uma vontade enorme de ler o livro, com certeza vou procurar pelo livro.

    http://pag394.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Quero muito ler esse livro, só vejo comentários positivos sobre ele...

    Beijinho

    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente, tô lendo muitas resenhas positivas desse livro! Até fiquei bem curiosa, mas como você disse, eu também gosto muito de finais surpreendentes - que me fez ficar na dúvida se compro ou não! Hehehe

    Beijos
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo vale super a pena, eu recomendo mesmo assim!!

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Editado por: Carolina Lopes • voltar ao topo